segunda-feira, 28 de maio de 2007

Um quarto feliz...rsrs

Consegui terminar!!! Agora o quarto está feliz!!! Todas as estrelas e luas...umas 185, segundo o Tales!!!...estão sorrindo e com sobrancelhas!!!

Geeente, que trabaaaaalho que deu!!! Tudo contorno fininho, feito à mão livre, só olhando o risco da revista! Levei o domingo inteirinho e ganhei uma dor de cabeça terrível por forçar a vista! Mas valeu...ficou liiiindo!!! Além do fato de que fui beijada, abraçada, agradecida, chamada de mãezinha linda...rsrs...tudo por conta da obra!

Hoje vou passar uma camadinha de verniz vitral para proteger de mãozinhas melecadas...rsrs

Agora é aguardar a montagem dos móveis!!!

Mudando de assunto, o quadro de rotinas está funcionando super-bem! A única regra que ninguém ganhou estrela ainda foi o 'Não bater, não brigar, não xingar, não provocar'...ehehe, mas a gente chega lá! Neste quesito estou seguindo a orientação da psicóloga. Não esqueci, não!
Vocês não têm noção da mudança que ocorreu!!! Não mando mais ninguém arrumar cama, nem tirar pijama,nem fazer dever de casa, a louça limpa some da pia como que por encanto...rsrs, a mesa para as refeições está sendo posta sem guerra, as toalhas de banho não estão ficando molhadas sobre as camas...iuhuuuuuuu
Eu indico a técnica!!!
Ah, tbm ganhei elogio por não estar gritando!!! ehehe
Segundo eles, melhorou muito o clima! ahaha...e melhorou messsmo!!! Falei para eles que mãe calma é família feliz!

Com cada um fazendo a sua parte fica tudo mais fácil e a vida mais gostosa!

Ah, já que entraram e leram, por favor deixem os recadinhos que eu aaaamo ler...rsrs

Bjs e uma ótima semana fria,

Cláu

Queridas, obrigada pelas visitinhas ao post anterior e pela paciência em ler o tantão que escrevi...rsrs

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dia Nacional da Adoção

O dia 25 de Maio é instituído o Dia Nacional da Adoção!!! É também o aniversário do 'meu' Biel, hoje um pequeno cidadão italiano!!!!!! Ele está completando 2 aninhos e certamente está muito feliz. A ele minhas melhores vibrações de carinho, saúde, paz e muitas felicidades! Minhas lembranças sempre serão suas neste dia, meu amor!!!

Bom, hoje posso dizer que estou aprendendo a ser mãe! Neste terreno podemos dizer que aprendemos todos os dias, não é verdade?!?!?!

Temos (ou tínhamos...rsrs) alguns conflitos que eu não estava mais sabendo como administrar. Eles se dão super bem, mas vivem grudados. Isso gera muitos transtornos...rsrs...como provocações, choros, pequenas guerras por bobagens, 'cutuquinhos' e sinceramente eu já não sabia mais como lidar com estas situações! Já tentei de tudo: conversas, apelos religiosos (não façam para o outro o que não querem que façam para vocês), canto do pensamento, retirada de brinquedos ou programas de tv...enfim, tudo o mais que puderem imaginar, até chegarmos aos gritos e ameaças (que nunca se cumpriam!).

Bom, conforme falei uns posts atrás, sábado tivemos atividades na escola: as crianças tiveram recreação e os pais uma palestra com uma psicóloga! Foi muito legal, ótimo mesmo! Ela é uma pessoa acessível, direta e o tempo passou rapidíííssimo!!!
No final ela deu um exemplo dos seus filhos mais velho e caçula: um tem como característica provocar e o outro, bater, agredir. Sabe quando parece que acende uma luzinha em cima da cabeça...rsrs...foi o que aconteceu quando ela falou que conseguiu com que eles aprendessem a se controlar. Ah, não tive dúvidas...tinha que falar com ela no final e saber qual era o segredo, pq ela descreveu o comportamento da Tamiris (provocadora, ironica) e do Tales (um pequeno agressor quando provocado)! Eu precisava saber como conseguir essa peripécia, pq naquele dia eu já acordei com os dois nesta situação! Nem preciso dizer que já levantei doida, né?!?!? rsrs
Bom, conversando com ela, expliquei a situação, disse que eles eram como os 2 filhos dela e pedi ajuda. Ela, com a maior naturalidade disse: 'começaram a brigar, separe!'. E eu, ingenuamente...rsrs...disse que eles são muito unidos e que eu não sabia se era bom separá-los, ao que ela me respondeu: 'eles não são unidos, são grudados! Começaram a brigar, provocar, separe-os e deixe eles sentirem falta um do outro! Não deixe ficarem juntos! Eles vão entender assim que para ficarem juntos terão que se respeitar e dominar seus impulsos...ela de provocar e ele de agredir fisicamente'.

Voltei para casa e conversei com os dois. Disse que falara com a psicóloga sobre as coisas que eles faziam, fui sincera em dizer que não sabia mais como agir e por isso andava perdendo o controle, que pedira ajuda à psicóloga e que ela havia me orientado a mantê-los separados até que aprendessem a se respeitar e que eu ía fazer o 'dever de casa' direitinho, porque no próximo mês tem reunião novamente. Claaaaaro que eles não acreditaram. Na primeira confusão, separei os 2. Deixei uns 10 minutos um no quarto e o outro na sala e liberei. Um tempo depois eles fizeram a confusão novamente, separei por mais 10 minutos. No final da tarde, outra confusão, aí separei e não deixei mais eles ficarem juntos até a hora do jantar. No domingo reinou a paz...rsrs. Agora quando começa, dou uma advertência e tem funcionado bem. Durante toda a semana só tive que separá-los mais uma ou duas vezes!

Aí temos outras coisinhas difíceis de organizar: roupas e brinquedos espalhados, cama desarrumada até as 5 da tarde mesmo eu mandando arrumar umas 500 vezes, pijamas até a hora do almoço nos finais de semana e outras 'cocitas más' destas que a gente fala, fala, fala, se esgüela e não surte efeito...é todo dia a mesma coisa! Confesso que isso anda me estressando e ando com ganas de dar uns tapas nos dois, mas não tem cabimento bater numa menina do meu tamanho, além do quê, não funciona!!! Bom, resolvi aliar a orientação da psico com as da Super Nany...rsrs
Ontem, no auge do meu total desespero por não coseguir fazê-los cumprir as suas tarefas, peguei uma cartolina e fiz o painel das regras junto com eles! Expliquei como funcionará e que valeria a partir de hoje. Esta semana é teste, não está valendo nada para a próxima semana!
Vocês não imaginam como isso funciona!!! Hoje as camas estavam arrumadas antes das 13 horas, a lição foi feita no horário sem eu precisar 'lembrar' ninguém, não teve teimas intermináveis para tomar banho e nem o famoso 'já vou' que não vai nunca, mas claro que em sendo o primeiro dia, também não foi 100%! É muita coisa para organizar...rsrs...são 8 regras, algumas com subítens...rsrs...mas o dia já foi menos estressante!

Agora à noite fizemos a avaliação. Com o Tales foi tranqüilo. Ele aceitou as estrelas que não ganhou e concordou com os motivos. Com a Tamiris foi mais complicado. Ela contesta, briga, não aceita os argumentos...acabei perdendo a paciência e dei uma gritadinha básica, mas falei para mim mesma na frente dela que eu não preciso mais fazer isso, que é só seguir com as regras e se ela não cumprir não sou eu quem vou me estressar, mas ela que não vai ganhar o que for combinado ao final de uma semana e encerrei a conversa!
Depois ouvi os dois confabulando no quarto um pouco. Vieram em seguida querer saber porque se não ganharem uma estrela ficam sem o prêmio combinado. Expliquei que se o pai faltar no trabalho, não ganha o salário todo. Que para quem não cumpre as tarefas é justo que perca os prêmios, mas a Tamiris não aceitou que deixar uma camiseta jogada no avesso é quebra da regra se ela guardou as outras roupas...rsrs

Parece que vai funcionar. Vamos ver...

------------------------

Respostinhas do post anterior:

Todos que pediram fotos: assim que estiver tudo pronto vou dar um jeito de postar umas fotinhos.

Ana Cláudia: amiga, não tenho nenhum bebê em vista! Estou esperando pelo meu fórum, então está nas mãos de Deus a chegada do filhote, que poderá ter até 1 aninho!

Simone Ferro: amiga, você vai ver que delícia é preparar as coisas com as crianças! Eles curtem, se empolgam, são super solícitos em ajudar, acham tudo que a gente faz lindo...rsrs

Todos os visitantes: obrigada pela visitinha e pela torcida!!!

Bjs e um ótimo dia gelado!!!

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Começa a se materializar!!!

A chegada da Taís ou do João Vítor começa a se materializar!!!

Ontem compramos o berço e a cômoda, além do guarda-roupas maior para o quarto deles!!! Na
próxima semana eles estarão com o quarto montado!

Hoje vou terminar a pintura do barrado. Só faltam as boquinhas e está ficando lindo!!! As crianças estão adorando!!! Segundo minha sobrinha, parece barrado comprado pronto...um elogio e tanto para quem não tem técnica nenhuma e conseguiu não borrar toda a parede...rsrs

Agora com o berço montado poderei terminar o protetor! Só falta escolher a cor do tecido...

Assim que estiver tudo pronto, em uns 10 dias, começaremos - eu e as crianças - a fazer as lembrancinhas...rsrs

Bjs e um ótimo dia frio!!!

terça-feira, 22 de maio de 2007

Novas da Tamiris e do Tales!

Mais uma vez a Tamiris age como modificadora da visão da adoção entre as coleguinhas! Ela não perde uma oportunidade...rsrs

O diálogo agora de manhã (os nomes das outras cças estão modificados!):

- Mãe, vc não sabe o que as meninas falaram ontem para mim...
- O que foi?!?!?
- A Lúcia e a Lígia vieram perto de mim e falaram assim: 'ai Tamiris, vc viu?!?!? Coitada da Maiara...ela é adotada!'
- Aí eu falei para elas 'coitada porquê?!?!? Ela é amada, tem uma família, tem tudo que uma criança precisa para ser feliz, assim como eu também!'. Você não imagina, mãe...(rindo)...elas ficaram me olhando com os olhões assim, ó! (arregalou os olhos para me mostrar...rsrs)
E elas falaram que não sabiam que eu era adotada também, mas eu já tinha falado para a Lígia no ano passado...acho que ela esqueceu.
- Mas e aí, Tamiris, a conversa terminou assim?
- Nããão! Elas queriam saber se meu irmão também era adotado, porque os irmãos da Maiara são biológicos da mãe dela, né?
- E aí, você falou o quê?
- Aaaai, mãããe, falei que ele também é, né? E elas ficaram lá falando 'nossa, seu irmão também é adotado?', com os olhões enormes!

Aí vem o Tales:

- Sabe, mãe, eu tive que brigar com a Ana e com a Maria.
- Porque você teve que brigar com elas?
- Ah, mãe, elas ficam de cinco em cinco minutos perguntando se a bebê já chegou! Coisa chata essas meninas! Esse negócio de adoção demora e elas ficam toda hora perguntando 'Taaales, sua nenê já chegoooou' (tombando a cabeça para o lado e falando de boca mole, imitando as me ninas...rsrs). Agora também só faço as pazes com elas depois que a nenê chegar, porque menina tem umas coisas chatas, viu?

É só rindo, mesmo!!!

domingo, 20 de maio de 2007

Reuniões escolares: orgulho e...desespero!!! rsrs

Vamos iniciar a semana mais alto-astral!!! Vou compartilhar as experiências escolares da Tamiris e do Tales da última semana, que foi punk...rsrs

Tamiris:

Sexta retrasada 2 garotos da outra 4ª série estavam passando a mão no bumbum das meninas na hora do intervalo. Como acho que exagerei no reforço da auto-estima da Tamiris...rsrs...ela não deixa barato. Super educada, não briga, mas vai atrás dos seus direitos!
Falou com a prô, que foi com elas até a outra sala, onde a outra prô não resolveu nada!!! Como a diretora não estava, a conversa fiou para segunda que passou!
Bom, a primeira coisa que a minha linda fez foi ir atrás da diretora acompanhada da professora. Lá contou o que houve, a diretora chamou os meninos, eles confirmaram e pediram desculpas. Como foram honestos, creio que não brincarão mais assim!!!
Ela chegou em casa radiante por ter resolvido e pelos meninos terem se desculpado.
Quarta-feira estava eu esperando a saída e assim que ela apontou na escada vi que algo havia acontecido...de novo! Questionei e ela respondeu: 'aconteceu e não aconteceu, mãe! Em casa a gente conversa.'. Veio sem falar nada no carro, as bochechas vermelhas e os olhos brilhando. E eu agoniada pensando o quê poderia ter acontecido...
- Mãe, fui na sala da diretora outra vez hoje!
Tomei o maior susto!!! De novo?!?!?
- Mãe, hoje eu chorei na escola! Tem duas meninas que são protegidas da prô e elas humilham e xingam todo mundo! Eu não agüento mais, pq elas não levaram o material de artes ontem, eu emprestei o meu e hoje elas me xingaram! Elas sempre fazem isso! E tem mais: elas ficam chamando uma garota que tem dificuldade para aprender de burra e pior que não adianta falar com a prô porque ela não faz nada, aí hoje eu chorei lá no meu cantinho só para mim, mas a prô viu e veio falar comigo...
E eu querendo saber onde a diretora entrou nessa história, em cólicas...rsrs
- Espera, mãe! Já falo da diretora! Aí a prô veio saber porque eu estava chorando mas eu não conseguia falar. Ela me levou tomar água e aí eu falei: olha prô, eu adoro a senhora, mas eu não estou agüentando mais essas meninas fazerem essas coisas, xingarem todo mundo, humilharem as pessoas e a senhora não fazer nada. Por causa disso eu vou pedir para minha mãe me mudar de horário ou de sala porque eu acho isso muito injusto! Aí, mãe, ela disse que isso de jeito nenhum e mandou eu ir falar com a diretora junto com as duas. Eu fui e falei tudinho. A diretora conversou muito com elas. Agora elas estão falando que vão mandar a mãe e o pai delas irem na escola no dia da reunião para falarem com você.
- Mas e aí?!?!? Como ficou essa história?!?!?!
- Ah, mãe, a prô falou que agora tem que esperar uns dias para ver se elas melhoram...

Teve reunião 6ª feira. Fui decidida a falar sobre as meninas, mas nem precisou...todas as outras mães reclamaram do palavreado e da forma de tratamento dessas meninas em relação aos outros alunos!!!
As notas dela todas excelentes!!! Nenhuma reclamação!!!
Uma amiga falou que ela vai ser petista!!! ehehe

Agora vamos à reunião do Tales!

A professora fez uma preleção, deu os recadinhos, avisou da recreação que teria no sábado para as turmas da 2ª série juntamente com os pais, entregou as pastinhas com as provas. Abri a pastinha do Tales e me enchi de orgulho...só notas 9,0 e 10,0!!!
Esperei as mães que trabalham falarem com a prô e fui assinar o boletim dele. Aí resolvi dar uma conversada básica com a professora:
- E aí, prô, como está o Tales na sala?!?!?! Está falando durante a aula?!?!
Ela me olha, sorri e diz:
- Muuuuuuuuuuito, mãe!!!
- Mas muito quanto?!?!?!
- Muito o tempo todo!!! Para você ter uma idéia, na semana passada eu o coloquei isolado de todo mundo ali no fundo e mesmo assim ele colocou os outros para falarem! Só que tem o seguinte...ele fala o tempo todo, mas é um excelente aluno!!! Vc viu as notas dele, né?!?!?! Sem contar que é prestativo e muito educado...

Bom, nem tudo é perfeito...rsrs
Quase morri de vergonha, pq converso com ele sobre isso todos os dias, por incrível que pareça!!! Conversei que ele falando assim atrapalha os colegas, que não tiveram as mesmas notas dele, falei que ele tem que ajudar a professora, mas tenho a impressão que não vai adiantar nada!!! rsrs

Sábado tivemos atividade na escola, mas conto como foi durante a semana!!!

Bjs e um ótimo início de semana!!!

domingo, 13 de maio de 2007

Praticamente acabou!!!

É amigas,

O Dia das Mães praticamente acabou!!! Tentei deixar uma mensagem aqui para vocês, para todas as mamães, mas não deu tempo. A correria para ir à São Paulo foi grande e como eu iria dirigindo, não queria ir tarde. Puxa...fui dirigindo outra vez para sampa!!! E pensar que há 2 meses eu sequer tirava o carro da garagem, passava mal só de pensar!!! Fiquei feliz e estou gostando muito da sensação de independência e de liberdade que dirigir está me proporcionando! Antes eu precisava ficar esperando o André poder me levar, ou me buscar. Vcs não imaginam a sensação boa que experimentei sexta-feira quando fiz compras e fui do mercado direto para a escola buscar meus tesouros! Foi muito bom!!! Benditos florais!!!

E falando neles, acho que esta semana vou me socorrer deles novamente! Sabe, nunca fiquei deprê na época do Dia das Mães, mas este ano não consegui evitar! Hoje fiquei bem até certo horário, depois fiquei triste, senti vontade de chorar, de vir embora. Estava tudo tão bom, mas eu não queria ficar lá no almoço. Acho que ninguém percebeu, felizmente!!! Minha mãe estava muito feliz e isso é o que importa!!! Se não me engano este é o primeiro Dia das Mães em 15 anos que não a vejo chorar, que a vejo tão feliz!!! Só por isso já valeu, mas para mim estava faltando alguém!!! Aquele trechinho e da música 'Sem Você' não me saía da cabeça, já, há dias...'tô louca pra te ver chegar, tô louca para te ter nas mãos, deitar no teu abraço, retomar o pedaço que falta no meu coração'...
Não gosto de me sentir assim triste, vendo a vida cinza e isso tem acontecido muito mais do que eu gostaria.

A mídia mexeu muito comigo este ano! A insistência em vincular maternidade com procriação este ano me incomodou muito!!! Dia das Mães é sinônimo de barrigão, como se isso contasse alguma coisa para a verdadeira maternidade!!! Talvez isso tenha acontecido porque me envolvi muito com o assunto este ano e não vi resultado nenhum!

Bom, mas também fiquei muito feliz! Incrível a capacidade das mães de ficarem felizes e tristes ao mesmo tempo!!! As crianças fizeram presentes na escola, cartõezinhos na casa da vovó com muita tinta e sujeira...rsrs...estavam felizes, davam beijos e diziam que me amavam o tempo todo!!! Levantaram hoje prometendo que íam obedecer e que ficariam bonzinhos e cumpriram...ahaha...porque às vezes eles até tentam, mas não conseguem!!!
Eu só tenho motivos para agradecer neste sentido!!! Falo sempre para eles que Deus foi muito generoso comigo e me deu muito mais do que eu pedi e ousei sonhar!!! Eles são maravilhosos e muito especiais!!!

Bom, mesmo estando no finalzinho o nosso dia, gostaria de falar o seguinte:

Às mães que esperam, tenham fé que no momento de Deus nossos filhos vão chegar;
Às mães que já estão com seus filhos, ame-os com todo o coração e dêem o principal a eles: carinho, atenção, ouvidos, paciência, limite e disciplina!!!
Às mães que têm seus filhos longe a trabalho ou a estudo, que as saudades sejam breves até que eles voltem;
Às mães que têm seus filhos já nos braços de Deus, fé e força, porque a distância e o tempo não acabam com o amor! Este é eterno!
E especialmente às mães que tiveram seus filhos levados pelas mãos da violência urbana, muita fé na Providência Divina, porque esta nunca falha!

Que Deus nos abençoe a todas, mães que geraram e mães que maternaram, nos dê força e sabedoria para encaminharmos bem nossos filhos para a vida!!!!

Cláu

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Acho que é o frio...

Hoje acordei 'arrastando correntes'.

Já andava meio down, meio desanimada há algum tempo, talvez porque planejei algumas coisas que não deram certo, juntando com disfunção hormonal e uns 'abortos' que andei sofrendo tempos atrás...foram 3 numa mesma semana!!!
Junta-se a tudo isso a Natti com uma infecção por bactéria, que a faz tossir muito, tadinha! Já tinha melhorado um tiquinho, mas com esse frio, hj ela tossiu bastante. Pior que fica andando atrás de mim com aquela carinha como se eu pudesse fazer algo mais além de dar o antibiótico e aguardar; e o Tales com uma 'baita' bolha na perna ocasionada pelo escapamento da moto, o medo que a pele saia, que infeccione!

Aí hoje amanhece esse fio, chuva fina...aqui venta horrores, o que dá a impressão que o frio é ainda maior! Aí foi a gota d'água...fiquei mal mesmo!!!

Fui resolver aquelas questões de início de mês...bancos, contas... e mesmo não sendo católica, resolvi entrar na igreja na praça central. Sentei, fiz orações e chorei!!! Chorei muito!!! Desbafei com Deus e aquele ambiente tão tranqüilo, tão cheio de paz deu um grande alívio ao coração! Saí de lá bem, em paz, peguei as crianças na escola e tivemos uma tarde bem tranqüila.

Amanhã é outro dia e certamente será melhor!!!

Beijos!!!


Obrigada pelas visitinhas e pelo incentivo!!! Aos poucos vou visitando os blogs que ainda não conheço!

Vivian: pode linkar sim, amiga!!!

terça-feira, 8 de maio de 2007

Sejam benvindas!!!

Amigas queridas,

Sejam benvindas!!!

Este espaço servirá para eu poder compartilhar com vcs as novidades sobre Tamiris e Tales e os passinhos da espera por Taís ou João Vítor!!!

Falaremos tbm sobre assuntos referentes à adoção de forma geral e assuntos do dia-a-dia!

Por enquanto nosso cantinho está bem básico, mas aos pouquinhos vamos melhorando e deixando mais bonitinho e agradável!!!

Bjs com carinho a todas!!!