sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tais e o Feijão! Muito cuidado com as crianças!!! (Fotinhos dos cabelos no final)

Quem olha para essa carinha não imagina do que essa menininha é capaz!!!
Hoje venho dar um alerta às mamães que têm crianças com idades entre 3 e 5 anos, que imagino ser a mais crítica para este caso!

Esta semana a Taís ficou adoentada. Na terça feira teve febrão que chegou a 39,4, ficou muito enjoada, parou de comer. Na quarta-feira levei à Santa Casa e ela estava com uma inflamação na garganta, uma faringite, nada preocupante e que não foi necessário uso de antibiótico.
Começamos com o antiinflamatório com a certeza que na quinta estaria bem, que voltaria a comer e que teríamos nossa rotina de volta, com noites dormidas inteiras, escola, brincadeiras e sorrisos.

Não foi assim!
Quinta ela amanheceu mais enjoada, reclamando que doía os dentes. A gengiva estava inflamada, vermelha e eu atribuí o fato à febre alta e à faringite.
Também amanheceu mais abatida, coçando o nariz e no final da tarde começou a gritar que o nariz doía.

No caso dos dentes doendo, num primeiro momento dei dipirona para aliviar a dor da gengiva. Ela mostrava um dentinho específico. Com o passar do dia, toda vez que reclamava que tinha dente doendo, eu perguntava qual dente lhe doía e ela mostrava um dente diferente. Logo pensei que fosse manobra para que eu desse remédio, pq ela ama tomar remédio!
Peguei firme dizendo que ela não poderia tomar mais remédios, que não tinha dente nenhum doendo e poucas horas depois ela passou a gritar que o nariz lhe doía!

Ela estava com a respiração difícil desde segunda à noite. Tamiris tinha comentado que dava para ouví-la respirando de longe quando ela estava dormindo. Para aliviar o 'nariz entupido', administrei soro fisiológico desde a segunda.
Como teve febre e faringite, logo o diagnóstico foi de uma gripe!

Pois bem, de quinta para ontem ela teve uma noite muito agitada. Gritava, se debatia, dizia que o nariz doía. Coloquei soro, levei dormir comigo e, por volta da meia-noite e meia ela começou a espirrar sem parar, uns 10 acessos seguidos. Após isso, dormiu até as 6:00h da manhã, quando acordou gritando que o nariz doía.
O nariz amanheceu obstruído de secreção seca e ela não me deixou limpar. Ela nunca deixa mexer no nariz quando está assim, então coloco soro morno até que a secreção amoleça, para depois podermos fazer a faxina da cavidade.
Foi o que fiz: amornei o soro, coloquei no nariz dela e fiquei de sobreaviso, aguardando a hora que a secretária da pediatra dela chegasse ao consultório para tentar levá-la. Estava achando muito estranho  isso de nariz doer.
Pois bem, meia hora depois que administrei o soro morno ela veio perto de mim e falou:

- Mãe, não aguento mais esse negóço no meu naliz!

Sequei as mãos e quando abaixei para olhar, na portinha da narina havia algo não identificado na cor branca. Peguei uma toalhinha dela, ajoelhei e tentei limpar, mas o tal ONI afundou. Era duro!
Tomei um susto e perguntei o que ela tinha no nariz. Ela fugiu, corri atrás, agarrei-a, encostei sua cabeça na minha perna, segurei a testa com uma das mãos e com a outra fiz manobra para eliminar o tal objeto e, adivinhem o que encontrei?! UM GRÃO DE FEIJÃO!
O grão estava branco, com tamanho e espessura triplicadas do tamanho normal.

Ela estava muito abatida e decidi não enviar para a escola. Achei que ela estava com gripe, mas depois que o feijão saiu do nariz dela ela começou a melhorar aos poucos, a respiração voltou ao normal, parou de sair secreção do nariz, ela parou de reclamar de dor e até as 16:00hs ela já estava normal novamente, como se não tivesse tido nada!

Enfim...tudo que passamos esta semana se deveu a um grão de feijão no nariz! Imagino que até a faringite, porque ela teve febre alta por um dia e o remédio não estava adiantando muito para a dor, entrentanto foi só sair o feijão e as dores e os maus-estares acabaram!

A lição que ficou: se ela começar a fungar novamente, a primeira providência não será mais colocar soro e sim olhar a cavidade nasal! O soro colocado nestes dias pode ter piorado a situação, já que hidrataram o grão e ele ficou muito, muito grande dentro da cavidade nasal dela!

Agora ela não brinca mais com grãos como feijão e soja! Só com arroz e macarrão!


Como prometido, fotinhos dela com o cabelinho arrumado com os apetrechos enviados pela tia Deia Ortiz. Como ela só foi um dia para a escola esta semana, só usamos o azul, mas conforme for fazendo novos penteados, vou postando fotinhos...rss


Grande beijo e tenham um final de semana abençoado!!!

Cláudia

12 comentários:

  1. rsrs não é caso de rir... mas as crianças aprontam cada uma... minha irma qdo era criança foi fazer a "magica" do grão de feijao, q meu irmao mais velho fazia... coloca no ouvido e sai no nariz... mas no caso dela nao saiu rsrs e minha mae tbm ficou super atenta apos esse episodio.... bjss clau

    ResponderExcluir
  2. Meu sobrinho colocou um amendoim no nariz mas avisou passado no mesmo dia o que tinha feito... Criança apronta mesmo, são crianças né? Temos que estar sempre super atentas...

    bj

    ResponderExcluir
  3. Ai que angustia! Criança pequena ENLOUQUECE A GENTE, NÃO? Fiquei com cólocas só de ler. Espero que ela esteja 100% e que não lhe dê mais esses sustos! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Linda, e o bebê, quando chega? Já sabe o sexo? Esqueci de perguntar isso, rs. Beijos gigantes

    ResponderExcluir
  5. Mais que desespero! Foi me dando um frio na barriga. Ainda bem que passou!
    Tem que ficar de olho nesses pimentas né.
    Xeru

    ResponderExcluir
  6. Que susto!!! Criança apronta cada uma....aiai
    Graças a Deus que está tudo bem agora!!!
    bjks!!!

    ResponderExcluir
  7. nossa Clau que susto!e ela não falou nada a danada.

    mas ficou linda com tictacs no cabelo

    boa semana

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa tudo isso por causa do feijão viu!! Que sapequinha viu!! bjkssss

    ResponderExcluir
  9. A minha mãe conta que eu vivia aprontando dessas. Já enfiei feijão, grão de bico no nariz, já comi o pote de sal, tomei óleo na lata, enfim... era uma anjinha! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Deus, que sustooooo!!!!!
    A Yasmin foi passar o dia na minha mãe e depois que comeu um chocolate, enfiou o papel aluminio que o envolvia no nariz.....foi parar na Unimed pra tirar o pobre. E ainda por cima avisa: vovó coloque o papel no meu nariz, at doendo....Minha mae quase infartou e só me contou quando veio devolve-la no final da tarde, ja sem o papelzinho no nariz.
    Fora que ela ja tomou remedio escondido (gracas a Deus era antitermico e nao deu maiores problemas)......escondeu as chaves de casa e do carro......um verdadeiro "anjo".
    Bjs amiga.....
    Taís ta linda com as tictacs.

    Kátia Yasmin e Miguel

    ResponderExcluir
  11. Criança apronta cada uma, me lmebro da minha irmã que engoliu uma moeda e meu irmão enfiou uma bolinha de naftalina no nariz, eu não me lembro de ter aprontados coisinhas assim. Mas JP já tomou veja cloro (aquele que lava banheiro), quase me matou de susto rsrs.
    Taís está linda de tic tac.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que susto...fui lendo o post e ficando preocupada! Uma vez uma vizinha levou a filha já roxa para meu pai (ele é enfermeiro). Ela disse que ela tava vendo tv e parou de respirar do nada.

    Ele Apertou o peito dela e nada, dai ele apertou com muita força e ela lavou o chão de vômito...aí as cores foram vontando. Acho que se não fosse ele, ela teria morrido =/

    A mãe disse que não viu, mas que ela deveria ter comido alguma coisa enquanto estava deitava vendo tv.

    Aí gente, que perigo né?! temos que ficar sempre vigiando nossas crianças, rsrs...

    Beijos Clau

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)