sábado, 26 de março de 2011

Sobre ter um blog...


Quando se cria um blog, tem-se algo em mente: compartilhar idéias, um tema específico ou simplesmente desabafar!
Há blogs muito interessantes, com textos para reflexão. Há blogs divertidos, outros com os quais nos identificamos pelos assuntos expostos ou pelas experiências de vida de quem posta.

Quando criei este blog, meu objetivo era compartilhar a espera pela Taís, o desenvolvimento dos meus filhos maiores que ainda eram crianças, depois o desenvolvimento dela e, entre uma coisa e outra, falar sobre adoção como forma de esclarecimento.
O tempo foi passando, a Taís chegou, as crianças ja não são mais tão crianças assim e hoje vejo que um blog não pode conter tudo que eu gostaria que nele constasse!
Passei a usar o blog como meio de expor sentimentos, pensamentos, acontecimentos dos nossos dias e isso começou a esbarrar  nos acontecimentos da vida de outras pessoas.
Antes eu podia tudo, podia escrever o que eu quisesse, observando certo bom senso, é lógico!
Hoje já não posso mais escrever tudo que acontece, nem observando o tal 'certo bom senso', porque alguns acontecimentos invadem a privacidade e a vida de pessoas, que embora sejam meus filhos, são indivíduos.

Há pouco tempo atrás houve uma discussão...ou seria uma reflexão...em alguns blogs sobre o que se pode e o que não se pode postar, se postar sobre os filhos, suas fotos seria invadir sua privacidade, se um dia eles iriam gostar de se verem expostos num blog.
Eu não cheguei a postar nada, não participei da discussão...ou reflexão, como queiram...até porque eu achava que isso não incomodava ninguém, afinal de contas o blog é meu, os filhos são meus, eu cuido deles e 'tenho o direito de escrever' sobre eles.
Escrevendo sobre eles eu conheci pessoas, compartilhei experiências, recebi força e dicas que me foram muito úteis, mas agora estou vivendo uma outra situação: filhos não querem mais que eu fale deles...ou boa parte do que acontece com eles...em meu blog.

No começo foi difícil! Eu tinha, se posso assim dizer, um certo vício de escrever os acontecimentos! Quando bons, que me deixavam alegre, feliz, para compartilhar estes sentimentos e participar às 'tias' as novidades. Quando ruins, para desabafar, mesmo.
Assim que me vi tolhida de poder escrever senti que o blog não teria mais objetivos para mim, afinal de contas para quê manter um blog se eu não posso escrever o que eu quero, o que eu sinto?!
Dei uma parada geral de escrever, fiquei ruminando com meus botões, tive vontade de excluir o blog, mas quando fui vendo postagens antigas fiquei com dó, porque tem um registro da vida deles que um dia, certamente, eles gostarão de ver.
Aí o tempo passou, fui administrando meus sentimentos, fui reavaliando os acontecimentos e vi que de certo modo eles até têm razão!
Filhos não são crianças a vida inteira! Crescem, vão assumindo o leme de suas vidas aos pouquinhos e, de uma hora para outra, você se dá conta que passou de mãe a companheira de jornada, a conselheira, a amiga para as horas difíceis. E assim, quando você muda de status você perde o direito de falar tudo a respeito dos seus filhos quando quiser ou desejar.

Há coisas que viram segredos, confidências e na posição de amiga e conselheira você não pode sair contando por aí o que lhe foi confidenciado.

Hoje estou nesta posição: a de não poder contar segredos e confidências sob o risco de perder a confiança!
Terei que repensar o objetivo do  blog.
Talvez ele até continue com o mesmo objetivo, só tenha que crescer, assim como cresceram as crianças!

Em sendo assim, também estou pensando em mudar o lay. Este já não está me agradando mais, embora Taís ainda seja criança.
Estou pensando em algo clean e menos pessoal, mais com a minha cara e menos com a cara deles...

Por hora é isso...

Cláudia

5 comentários:

  1. Ah, não exclui o blog não! É um registro bacana de uma época da sua vida... Também ando repensando o meu, em fazer mudanças grandes. Acho que os blogs evoluem com a gente né?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!
    Nem pensar em excluir o blog, por favor!!!!
    Por enquanto, a Taís não vai reclamar sobre seus direitos...rsrsrs E com relação à TAmiris e TAles é só não escrever sobre oq eles não querem.
    Semana passada,fui para SP participar de um congresso. E como passei pela Fernão Dias...passei pelo trevo de sua cidade e me lembrei de vc.
    bjks!!!

    ResponderExcluir
  3. oi Clau, já tive essa crise também e acabei excluindo o meu primeiro blog.Agi com impulso e me arrependi.Recomecei outro (o atual) e perdeu um pouco a graça, perdi um pouco o contato de alguns amigos.. e hoje tento "me recompor".
    è só tentar escrever, sem "dar muitos detalhes sobre algumas situações... e o blog tem que ser como a vida, a gente vai driblando daqui e dali, sem machucar ninguém e tendo o seu direito de desabafar quando for necessário...
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah Clau, eu já pensei e repensei a respeito do blog várias vezes, agora mesmo por exemplo , o primeiro eu tava meio de saco cheio e acabei excluindo, perdi recordações lindas a respeito da chegada do JP, recomecei de novo apartir da gestação da Rafa.
    Embora o blog seja meu nem tudo eu escrevo nele, principalmente quando indiretamente envolve outras pessoas, entao penso, penso antes de escrever, digamos que é um tanto chatinho, mas faz parte. Por enquanto a Tais não vai reclamar de vc nos contar suas peripecias e nós vamos gostar muito de vir aqui saber noticias de vcs.

    É assim, são fases, que passam e vão embora como as nuvens, eu mesma estou na mesma indagação que vc hj.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. I’ve been into blogging for quite some time and this is definitely a great post.Cheers!

    generic paxil

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)