sexta-feira, 22 de julho de 2011

A história: glaucoma x oftalmologista - Parte 1


Muito bem...hoje vou contar sobre tudo que aconteceu conosco neste último mês, mas para isso tenho que voltar 1 ano e meio no tempo!

Eu sempre ouvi dizer que toda criança precisa ser avaliada anualmente por um oftalmologista a partir dos 3 anos de idade. Isso se não houver nenhum histórico de doenças hereditárias, como no caso do glaucoma.
O que eu não sabia é que criança que nasce prematura, ou com baixo peso, ou exposta a situações de risco durante a gestação precisam ser avaliadas antes, beeem antes!

Pois bem, Tamiris e Tales foram ao oftalmologista desde os 3 aninhos e sempre deu tudo ok com ambos!
Taís nasceu com baixo peso e foi exposta a situação de riscos durante a gestação, mas eu não sabia que precisava ser avaliada antes, portanto marquei consulta para ela no ano passado, quando estava prestes a completar 3 anos.
Ela fez o 'teste do olhinho' com a pediatra quando chegou para mim e segundo a avaliação estava tudo ok!

Muito bem...agora a história!

No ano passado marquei consulta para os 3 num oftalmo aqui do meu convênio. Marquei porque a Tamiris estava tendo dores de cabeça constantes e a pediatra achou melhor dar outra avaliada na visão dela.
O resultado foi o seguinte:
Tales 100% de visão, Tamiris saiu com receita para hipermetropia, Taís o 'especialista' não quis nem examinar e mandou voltar com ela quando estivesse no quinto ano de vida, antes de completar 6 anos.

Bem, como costumo seguir as orientações à risca, não me conformei com essa orientação deste oftalmo porque estava em desacordo com o que eu sempre ouvi, mas deixei passar.
Em janeiro deste ano fui com os grandes novamente no mesmo oftalmo, porque era muito bonzinho, muito atencioso com crianças, mas fiquei com a pulga atrás da orelha. Nesta consulta Tales estava com 100% de visão e Tamiris saiu com nova receita de lentes para hipermetropia, entretanto saí de lá decidida a marcar consulta ainda este ano para os 3 em outro especialista.
Na última semana de aula a Tamiris deixou os óculos dela sobre a mesa e uma bricadeira de empurra-empurra dos meninos fez com que os óculos dela caíssem e um dos meninos pisasse, quebrando o dito. Isso foi a deixa para eu marcar consulta com uma especialista logo para a segunda semana de férias. Marquei para os 3!
E o resultado foi:
Tales: + de 100% de visão! Isso mesmo!!! Ele vê mais que a médida das pessoas sem nenhum problema de visão. Conseguiu enxergar letras num tamanho que, segundo a especialista, pouca gente consegue. Por isso a avaliação de + de 100% de visão.
Tamiris: a especialista começou a avaliá-la falando...
- mãe, ela usa óculos para quê,  mesmo?!
- hipermetropia...
- hum...ela não tem nada no exame de fundo de olho. Nada mesmo.
- mas ela tinha dores de cabeça e o outro oftalmo receitou estes óculos.
- ela tem dores de cabeça por outro motivo qualquer. Da vista não é! De toda forma, vamos dilatar para ver se dá alguma coisa...
Dilatou, examinou e...nada, nada, NADAAAAA!!!
Perguntei se não poderia ter resolvido o problema no tempo que ela usou os óculos e ela disse que os óculos que ela tem não servem para nada, que não é grau de hipermetropia, que é uma espécie de óculos para descanso e que se ela realmente tivesse alguma coisa estas lentes não serviriam de nada!
Imaginem como eu fiquei feliz em ouvir que gastei dinheiro e minha filha usou óculos sem nenhuma necessidade!
Ela falou que as dores de cabeça podem ser pelo processo alérgico ou por outra coisa qualquer, para conversar com a pediatra e fazer investigação.
E chegou a vez de avaliar a Taís, que estava em cólicas para ser examinada! rss..
Fica de joelhos no banco para exame do fundo de olho. A oftalmo examina e já diz:
- mãe, ela tem astigmatismo, viu? O olho esquerdo é mais afetado que o direito, mas tem nos dois. Vamos dilatar para examinar melhor, porque criança às vezes força a vista e dá resultado falso.
Dilatadas as vistas, Taís volta para o banco e o exame de fundo de olho confirma o astigmatismo. Até aí tuuudo bem. Em seguida ela foi colocada na cadeira para aferir o grau e daí em diante começa meu pesadelo.
A oftalmo ía e vinha e não conseguia aferir o grau. Franzia a testa, andava de um lado para o outro, tentou de uma forma, tentou de outra e falou:
- mãe, tem algo errado. Tem algo a mais além do astigmatismo porque eu não estou conseguindo ver o grau dela. Ela reclama de algo nos olhinhos?
- sim...de vez em quando ela reclama que o olho esquerdo dói e que 'chora sozinho'. O olhinho verte lágrimas sem ela estar chorando e sem estar resfriada.
- hummm, então vamos avaliar essa dor.
Sentou, colocou um aparelho com lente de aumento e luz na testa e falou, espantada:
- mãe, ela não reclama de dor nesse olho?
- sim, de vez em quando...
- mas era para ela estar sentindo muita dor. O olho dela fica vermelho?
- sim...tem dias que o olho esquerdo fica vermelho no final do dia, tem dias que já amanhece vermelho.
- ela costuma colocar as mãozinhas nos olhos?
- sim, com frequência. está sempre coçando ou esfregando.
- a retina dela está toda cortada!
O coração já estava saindo pela boca! Como a retina estava cortada?! Porquê?! O que estava cortando a retina dela?!
- tem um sílio que nasceu invertido e fica lesionando a retina o tempo todo que ela pisca. Vamos ter que tirar...
- Tá..tudo bem! Tira o bendito sílio invertido e aí a coisa está resolvida, né?
- mais ou menos. Ela sempre teve olhos grandes?!
- sim, sempre!
- como eram quando ela nasceu?
Aí contei que a conheci com um mês, que não a vi quando nasceu,  mas que quando a vi pela primeira vez foi o que me impressionou: o tamanho dos olhos! Ela só tinha olhos: grandões, estufados, parecia que íam saltar para fora das órbitas principalmente quando arregalava para olhar para a gente.
Ela fazia 'hummmm' e passou a apalpar os olhinhos fechados. Apalpou, apalpou, depois que tirou o cílio tentou aferir o grau novamente, mas disse que não ía dar, que teríamos que voltar em 15 dias que é o prazo para cicatrização da retina.
Depois de tentar novamente sabendo que não ía dar, vira para mim e fala:
- mãe, vou precisar encaminhá-la a um especialista para uns exames...
- que tipo de especialista?
- em glaucoma. Ela tem olhos muito grandes, tem dor, tem lacrimejamento, o exame dela mostra umas manchas no fundo do olho que indicam que pode ter glaucoma congênito.
Parecia que tinham tirado o chão debaixo dos meus pés!
Ela sentou na sua cadeira, pegou o telefone e ligou pessoalmente para o consultório da especialista. Marcou a consulta para daí a 5 dias, depois desligou e começou a explicar:
- mãe, é preciso fazer um exame de pressão do olhinho, eu até tenho o aparelho aqui mas não dá para fazer porque é ruim e ela não vai deixar. Até em adultos é um exame complicado porque o aparelho toca no olho várias vezes e em crianças esse exame é feito com sedação. Só a especialista poderá fazer...
Bom, meu estômago estava embrulhado, minha cabeça doía e eu só pensava na vontade que eu tinha de matar o outro oftalmo! E minha mente pulsava a palavra glaucoma! Tudo que eu lembrava de glaucoma era só sofrimento!!!
Aí ela perguntou como tinha sido a avaliação dela no outro oftalmo e eu disse que ele nem quis examiná-la, que mandou voltar com ela entre o quinto e o sexto ano de vida e ela disse que essa é a orientação do SUS, só que eu pago, e pago bem pelo convênio! Ela não foi levada ao oftalmo do SUS!
Ela comentou que não era ético o que ela iria falar, mas que de cara ele deveria ter desconfiado de algo errado pelo tamanho dos olhos dela, falou que quase nenhum oftalmologista gosta de examinar criança porque criança dá trabalho, que os oftalmos da cidade estavam encaminhando todas as crianças especiais para o consultório dela falando para as mães que ela era especialista em crianças especiais, mas que não era nada disso, que ela é oftalmo geral e que examina todo mundo.


Pois bem...depois de tudo que ouvi dela, afinal de contas só a consulta da Taís levou 50 minutos, concluí que com o outro oftalmo foi meio assim: eu levei 3 crianças, uma ele não quis examinar, uma estava com a visão ok e como uma tinha dores de cabeça, para eu sair de lá feliz, ele deu uma receita de 'placebo' de óculos! Ódio mortal!
Saí de lá com duas consultas agendadas: uma para a especialista em glaucoma, uma para retorno em 15 dias, passando mal, com uma sensação de ter falhado, com muita raiva porque se ela tivesse mesmo o glaucoma e o outro tivesse examinado ela já poderia estar tratando há mais de um ano, com medo da sedação para o exame porque é com anestesia geral em hospital, com dó da pequena e com mais um monte de coisas que nem eu mesma conseguia identificar. Não sabia se pensava: 'puxa, ainda bem que já é quarta' ou 'ai, meu Deus, ainda é quarta', porque a consulta com a especialista seria na segunda seguinte.

A consulta foi nesta última segunda, mas conto em outro post. Só para adiantar, ela não fez sedação e não deu nada de glaucoma, graças ao bom Deus!

bjs,

Cláudia

8 comentários:

  1. Oi amiga,

    Que bom que não deu nada.
    Beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Imaginei mesmo que fosse com a pequena, aí que alivio graças a Deus que esta td bem.
    Eu sempre levava Anna Laura com a Dra Elizabete Hara, uma ótima oftalmo.bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus que não deu nada grave.

    Agora respirar alivida.

    Eu ainda não levei os meus pequenos, mas vou fazer isso o quanto antes, prevenção é o melhor rémedio.
    bjs para vcs

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho glaucoma e minhas gêmeas que nasceram prematura e bem abaixo do peso fizeram exame nos olhinhos desde que nasceram até um ano e maio de idade. Graças à deus não tem nada. Imagino o teu susto!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Que bom q não deu nada!!
    Sabe q aqui em casa aconteceu a mesma coisa c a Luísa, ela tbém usou óculos sem precisar. Depois descobrimos uma outra médica e desde então vamos lá. Esse mês já levei as duas e está td bem c elas.
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus que não deu glaucoma.
    Tenho também uma prematura de quase 3 anos. Nesses dois anos e 8 meses de vida ela ja fez 8 exames de vista. Isso por causa da prematuridade. Graças a Deus não deu nada, mas precisamos continuar o controle anual.

    ResponderExcluir
  7. Você também tem glaucoma? Enxerga bem? Estou com muito medo, pois acabei de chegar de um oftalmo e ele me pediu que voltasse outro dia de manhã pra de novo medirmos a pressão do olho que hoje deu no limite, ou seja, 18. Me disse que pode ser glaucoma e aí se for, faremos uma série de exames e que se trata com colírio. Por favor me ajude, estou morrendo de medo de ficar cega.Tenho duas filhas pra criar...
    Meu e-mail: goreticarneiro@yahoo.com.br
    Um forte abraço!
    Goreti

    ResponderExcluir
  8. Que fico muito feliz por ela nao ter glaucoma
    por que eu sei oque e sofrer com um filho
    que tem glaucoma.
    Meu filho tem tres ananinhos ele ja fes
    cerurgias nos dois olhos ele tem glaucoma congenito
    Mas eu nao desisto espero um milagre de deus
    por que pelos medicos nao tem milagre
    mas em deus vivo tem.
    Um grande abraco e que deus abencoe tua familia

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)