segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como é que faz, mãe?!


Todo mundo fica maluco com a fase do 'porquê' das crianças.
Realmente é muito complicado! Eles não têm fim para as perguntas e aí ou você perde a paciência na segunda ou terceira pergunta ou você tem paciência até a milésima pergunta mas fica sem saber o que responder!
É...eles fazem perguntas que a gente nunca pensou numa resposta! kkk

Pois bem, eu tenho ficado maluca com o 'como se faz, mãe?'!
Taís agora deu para querer saber como faz as coisas. Olha para um objeto e começa com a temível pergunta!
Dia desses ela estava no quarto, veio até mim e começou:

- mãe, como faz o guardarroupas?
- ah, filha, eles pegam a madeira, cortam, modelam e fazem as peças, depois montam e vira um guardarroupas...
- mas mãe, como eles modelam?
- eles fazem um desenho e a partir do desenho eles cortam a madeira...
- mas como é que eles cortam a madeira, mãe?
- com as ferramentas próprias para cortar a  madeira...
- mas como é no nome das ferramentas, mãe?
- serra, lixadeira, desempenadeira e mais um monte que não sei o nome...
- mas como eles conseguem montar, mãe?
- eles olham o desenho e montam igual o seu castelinho...
- mas o meu castelinho não tem parafuso. Como eles colocam o parafuso, mãe?
- com a chave de fenda...
- mas o parafuso entra sem o furo, mãe?
- eles fazem o furo...

Bom, esse papo foi longe. Digamos que foi até eu cansar e mandá-la ver desenho um pouco, porque o assunto para ela não tinha fim e eu fui ficando sem ter o que dizer! kkk

Sexta ela começou de novo. Eu dirigindo, ela na cadeirinha no banco de trás.
Eu:
- quer que ligue o rádio, amor?
- não...eu tava pensando...
- pensando em quê?
- mãe, nosso carro é um Fiat, né?
- é sim...
- como é que se faz um Fiat, mãe?
- do mesmo modo que se faz todos os outros carros...
- mas mãe, como é que eles fazem o Fiat, com o quê?
- com placas de aço.
- mas como eles fazem a placa de aço virar um Fiat, mãe?
- eles têm moldes das partes, aí cortam e montam...
- mas mãe, como eles fazem as partes virarem um  carro?
- modelando cada parte de acordo com o desenho...
- ah, eles fazem desenhos iguais aos do guardarroupas?
- sim, fazem...
- mas como eles fazem a forma do Fiat, mãe?
- já falei que é com o molde, Taís...
- mas mãe, a placa de aço não é reta?
- é...
- como eles fazem para ficar um Fiat, mãe?
- Eles têm formas que moldam as partes, depois montam cada parte de acordo com o desenho e aí vira um Fiat...
- mas mãe, eu quero saber como eles fazem a forma?
- (sem nada melhor para falar, dirigindo no trânsito) eles moldam igual você faz com a massinha de modelar...
- mas a placa de aço é molinha, mãe?
- não...é dura, mas eles esquentam e ela fica mole.
- aaaah, minha massinha também fica quando eu fico amassando muito ela...
- pois é...é parecido, então.

E isso não tem fim. Antes essas situações eram esporádicas, agora são frequentes!
Estou achando isso muito mais complicado do que os 'porquês'! kkk
Não me lembro de Tamiris e Tales fazerem esse tipo de perguntas. Ela acaba se diferenciando em tudo.
Será que são os estímulos?!
Embora eu sempre tenha estimulado muito os grandes, ela certamente é muito mais estimulada porque tem eles.
Ela desenvolveu muito mais depressa e tem uma percepção muito mais ampla do que uma criança da idade dela que conviva com pais e irmãos com pouca diferença de idade.
Bem, fato é que ela tem me deixado doidinha com seus questionamentos!

Beijos e tenham uma excelente e abençoada semana!

Cláudia

6 comentários:

  1. Só de ler imaginei a cena! Quando chegar a fase do meu pequeno perguntar tudo, vou ter que ter muuuita paciência tb rsrsrsrs! Sua filha é muito esperta mesmo! Uma figura ela!! bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oieee,

    Deve ser difícil mesmo mas, ao mesmo tempo deve dar um orguuuulho, né??
    A minha pequena está na fase de "o que é isso, mãe?" e o mais velho tá no "O que isso faz, mãe?"
    Qdo eu era criança era suuuuper perguntadeira, ainda sou, vivo questionando tudo e todos o tempo todo! hahahaha

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta;)

    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!
    Imagino.... esse toquinho de gente querendo saber tudo....kkkkkk
    Não basta ser mãe, tem q exercitar o dom da paciência!!!!
    bjks!!!
    Claudia Santos e Gigi

    ResponderExcluir
  4. Que linda!!! Muri tb é muito perguntadeiro e tem hora que realmente só com paciência de mãe pra ser encostada na parede por uns pingos de gente. E é só o começo. Vamos nos preparando pra o que vem pela frente... Bjs

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Chorei de rir relendo isso! Tinha esquecido dessa fase...rss

      Excluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)