sábado, 13 de outubro de 2012

Dia das Crianças!

A cada ano o consumismo aumenta absurdamente! Quinze dias antes do Dia das Crianças as lojas já ficam entupidas de mães e crianças, todos perdidos em meio a tantas novidades, tantos lançamentos!
Brinquedos que as crianças sequer brincam, seja porque perdem o encanto logo depois que ganham, seja porque os brinquedos modernos praticamente brincam sozinhos!
Este ano, indo na contramão de todo esse consumismo, decidi fazer uma festa com reciclados e a intenção era que no decorrer dos preparativos, que meus filhos participassem da confecção dos brinquedos que seriam utilizados como enfeites da festa.
E assim foi:
Taís pintando as centopeias:


E feliz com o resultado:

Também fizemos vasinhos de caixa de leite para as flores de jujubinha...
Pinguins de garrafas pet...
Latas pintadas...
E os bonequinhos de bexiga e farinha: o único que não foi reciclagem...
Também fizemos cupcakes bem coloridos por dentro e por fora...


E a mesa ficou assim, com a participação do bolo salgado com carinha feliz da tia Monica e a torta da tia Graciela que não aparece na foto..

Fizemos um canto de criatividade e as crianças soltaram a imaginação pintando com guache e pincel...
Primeiro na parede



Depois foram para o chão...

E depois...bem...depois o papel não era o suficiente...



E as criações ficaram assim:


O que me surpreendeu foi que tirando os pés pintados da Taís e as mãozinhas que eles melecaram para carimbar o papel, eles não se sujaram! Ninguém precisou trocar de roupa!
E ao final da festa, cada um levou um kit assim:


Os meninos pré-adolescentes ganharam uma lata pintada com as cores do time preferido e um bichinho de bexiga, porque esse foi unanimidade: todo mundo gosta, até adulto! kkk
E justiça seja feita: a lata vermelha e preta não é Flamengo. Deveria ser São Paulo, mas esqueci  de mesclar com branco, problema que será facilmente resolvido com um lindo adesivo do time!


As latas e as caixinhas estavam recheadas com bala mole, porque afinal de contas Dia das Crianças pede docinhos, neah? rss
No final do dia, depois do banho, Taís ganhou um presentinho, uma pequena lembrança: uma lata customizada com lápis de cor, adesivos, apontador, tesourinha, uma lapiseira colorida e um caderninho de desenho. Coisas baratinhas para complementar o objetivo da festa: brincar e usar a criatividade!




Foi divertido preparar a festa e foi muito bom ver como as crianças se divertiram com tinta, bexigas e um pouco de espaço!
Foi muito bom poder proporcionar felicidade e liberdade com pouco gasto, fora do apelo consumista!

Os brinquedos de loja, bem...estes a gente deixa ao encargo (ainda!) do Papai Noel! Ho, ho, ho...

Vale ressaltar que meus filhos ajudaram em todo o processo de confecção, entretanto boa parte da ajuda não foi fotografada porque ou eu estava lambuzada de tinta, ou eu estava lambuzada de chantilly ou brigadeiro do recheio dos bolinhos. rss
Como os grandes não deixam mais tirar fotos, principalmente se minha intenção for postar aqui ou em qualquer rede social, fica a Taís como minha modelo enquanto ela permitir ser fotografada e enquanto ela gostar de ver as fotos postadas! ;)

Beijos!

Cláudia

2 comentários:

  1. Cláu, adorei a iniciativa!!
    O que importa para a criança é ter amor e atenção e realmente nesta época o consumismo fica ainda mais evidente, pois os canais infantis colaboram com essa prática. Aposto que suas crianças curtiram o dia diferente e divertido!! Bjão

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)