terça-feira, 11 de junho de 2013

GRAVIDEZ BIOLÓGICA X GRAVIDEZ DO CORAÇÃO

Nesta vida vivemos estreando coisas novas. Coisas boas e coisas ruins. Eu acabo de estrear no plágio!
É! Alguém inescrupuloso, sem caráter, sem ética veio aqui, pegou um texto meu, copiou só o que lhe interessava, modificou o título e postou em seu Facebook - sim, tenho certeza que foi no Facebook porque foi lá que eu recebi o texto que está em muitos perfis de pessoas que apenas copiaram e publicaram por terem achado bonito, verdadeiro e essas coisas.
Muitas pessoas com quem entrei em contato para pedir que incluíssem o crédito me disseram que buscaram a autoria e que não encontraram.
Pois bem, tenho a dizer que quero crer que estas pessoas não souberam procurar. Como eu sou osso quando quero, resolvi testar para ver se não aparecia mesmo, 'joguei' a informação no Google e o bonitinho me deu, assim, generosamente os três primeiros links: o primeiro direcionando para cá, para o meu blog que foi onde o texto foi postado originalmente, o segundo direcionando para o blog da minha amiga Cíntia Liana Psicologia e Adoção e o terceiro direcionando para o blog Adoção....um sonho possível que não sei quem é a autora, pois não tem nome. Sim, elas postaram o texto na íntegra e com crédito, por isso quando joguei a informação na busca o Google deu-me os links.

Por conta disso resolvi ensinar como se faz uma busca de autor de uma música, um texto ou simplesmente de uma frase:
1. Você abre a página do Google e em seguida digita a frase, trecho de música ou a primeira linha de um texto.
E, záz, como mágica aparecem links de onde consta aquilo que você está procurando se este texto, frase ou trecho de música estiverem publicados em algum lugar.
A busca aparece assim ó:

Vou colocar uma única imagem, mas se desejar pode fazer o teste com as dicas que vou dar.
Nesta imagem utilizei a primeira frase do primeiro parágrafo conforme pode ser visto na linha de busca do Google, porém eu testei, também, com a primeira frase do segundo parágrafo e testei só com o título em letras maiúsculas conforme o que vem sendo publicado (GRAVIDEZ BIOLÓGICA X GRAVIDEZ DO CORAÇÃO), que foi o título que deram ao meu texto fragmentado. TODAS estas buscas mostram como primeira opção o meu blog com link para o texto original.
Se quiser, faça o teste!
Não tem como dizer que não se sabe quem é o autor de uma obra fazendo isso porque se foi publicado aparece!
Daí concluo, mesmo, e sem medo de ser injusta que ou as pessoas não souberam procurar, ou mentiram! Contra fatos não há argumentos.

Plágio é crime e agora eu não falo só pelo meu texto ou por meu blog, não. Falo por todos os blogs, por todas as publicações cujos autores são conhecidos! Eu vivo dando créditos no Facebook no texto Filhos de José Saramago porque o povo insiste em publicar sem colocar o nome do autor! O mesmo com frases da escritora Lídia Weber, com trechos de poesia de Vinícius de Morais e tantos outros autores conhecidos e desconhecidos como eu! As pessoas têm o mau hábito de postar coisas escritas por outras pessoas sem aspas e sem créditos. Além de ser crime (numa lei que está aí para inglês ver, diga-se de passagem) é feio, muito feio.
Sempre que eu cismo, se não conheço o que leio, busco no Google e descubro autoria. É uma questão ética.

O que mais me machucou nisso tudo foi que eu não publico nada sem autoria. Uma única vez caí na besteira de receber um texto sobre autismo que me chegou como de autor desconhecido e eu não tive o cuidado de fazer a busca, recebi um comentário falando a respeito, busquei, encontrei o autor e editei a postagem dando o devido crédito. Editei a postagem. Se quiser conferir, o link é este AQUI
Eu pego imagens no Facebook e no Google e coloco de onde tirei a imagem. Se o dono da imagem vier e falar 'ô dona, essa imagem é minha, está em tal lugar" eu vou lá, pego o link de onde a imagem está e edito. Não tenho problema nenhum em dar o merecido crédito!

Doeu muito ver um 'filho meu' esquartejado e jogado por aí, esparramando feito vírus. Ontem passei um dia muito triste, perdi a credibilidade e a fé no ser humano, mas depois que passou vi que não estou imune, afinal, quem sou eu, né? Se escritores como Lidia Weber, como José Saramago, e tantos outros são plagiados ou têm partes de suas obras divulgadas sem nenhum crédito não serei eu que ficarei imune,. porém deixo o alerta aqui para aquelas pessoas que não têm má-fé, que postam sem se lembrar: não esqueçam sempre de buscar a origem do que você quer publicar. Não custa absolutamente nada a pessoas de boa-fé darem os créditos de autoria aos devidos autores.

Este blog é aberto para compartilhamentos, eu não me importo que as pessoas peguem apenas trechos dos textos e publiquem, mas por favor DÊEM OS CRÉDITOS.

Eu não recebo para escrever. Escrevo de intuição, com o coração as minhas vivências nesse terreno da adoção e eu sei, sem modéstia alguma, que as coisas que eu escrevo ajudam muita gente, que muitas pessoas que estão sofrendo determinada coisa que passei se identificam e renovam suas esperanças de que as coisas podem melhorar, que vão melhorar.
Portanto, compartilhem, fragmentem, mas não deixem de colocar minha autoria e nem de linkar o endereço original do texto para que quem quiser, possa ter a mesma oportunidade de ler o texto completo!

Eu não vou copiar o texto conforme a pessoa fez para não ficar ainda mais extenso e também porque o texto já está no blog. É este: AQUI
A pessoa simplesmente pegou a analogia que fiz entre as duas formas de gravidez junto com as dicas que dou que vão até o número 5 e deu o título que intitula esta postagem.

Quero salientar que minha fé no ser humano já voltou. Sou uma otimista em relação a isso e peço desculpas aos leitores do blog por este post, mas eu não poderia deixar passar em branco esta situação.
Embora tenha sido muito desagradável e eu tenha ficado muito triste, tenha chorado como nunca chorei nesta vida, creio que tudo de ruim que acontece tem um motivo de ser e que cada coisa ruim traz consigo algo de muito bom. Agora é aguardar para ver o que de bom esta experiência vai me trazer.

Beijos,

Cláudia


3 comentários:

  1. Oh dia pesado!
    Mas hoje, lembrando de tudo até rio!
    Ficou o aprendizado!

    Infelizmente conviveremos com isso por muito tempo. É fato. É também sabido que o ser humano, escrúpulo como é, utiliza da sabedoria dos outros para conquistar espaço!

    Beijinhos! <3

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    Coisas assim acontecem porque a internet parece terra sem lei, muitas pessoas não sabem mesmo como se portar virtualmente e muita gente não sabe porque não quer saber mesmo.
    Eu mesma aprendo muito a cada dia, a cada leitura, inclusive em como se portar na internet.

    Acho que SIM, você está certa em averiguar, informar e mostrar que não está de brincadeira. Seu blog é sério, é conceituado, ajuda sim, muita gente. Não só mães por adoção, ou filhos adotivos, ou mães em espera, mas TODAS as MÃES, independente as particularidades que as diferem, uma vez que, mães, tem em comum o dom de amar sem reserva, se entregar sem descanso, se dedicar em troca de ver filho sorrindo contente.

    E você estava cheia de direitos de se indignar, de se inquietar e buscar respostas. Te admiro mais e mais a cada dia. Quando eu for promovida, bem, você já sabe ;).

    Beijos, sucesso, publique um livro. kkk

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudia, meu nome é Celmara e eu sou a autora do blog Enquanto vocês não vem, quero te dizer que há tempos sigo seu blog e vc foi uma das minhas inspirações para fazer o meu, eu tenho o hábito de colocar os créditos sempre, mesmo que seja só uma frase...infelizmente a regra diz que a internet é terrítório sem dono e muitos pensam assim, é uma pena! Parabéns pelo seu blog, eu adoro vir dar umas xeretadas aqui!!!
    Beijos, Celmara.

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)