quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Copa não acabou!

Eu amo futebol e sou louca por Copa do Mundo no nível enfeitar a casa toda em verde e amarelo!
 Não é novidade para ninguém que eu fui contra a Copa no Brasil desde quando foi anunciado que o Brasil seria sede desta Copa de 2014. Sempre fui anticopa aqui porque acredito que o Brasil tinha diversas outras prioridades antes que pudesse sediar uma festa como esta. Não...eu não fui às ruas protestar, não quebrei nada, só coloquei fogo nas bocas do meu fogão para cozinhar e muito embora eu soubesse que não faria diferença nenhuma eu ser contra ou a favor, que ia ter Copa, sim, eu não me animei a enfeitar a casa este ano.
A Copa começou e eu acompanhei desde o princípio sem grande entusiasmo. Assisti a tão polêmica abertura que, na minha opinião, não foi tão ruim como o propagado, mas acho que poderia ter sido melhor se o coreógrafo fosse daqui. É certo que não foi um espetáculo de encher os olhos, mas foi bonito.
Eu e a Taís acompanhamos quase todos os jogos. Quase todos, mesmo. Não só os do Brasil. Ontem, tomando o café da manhã com ela, a pequena fã futebolística, do alto dos seus 7 anos, me olha e segue-se o diálogo:

- mãe, eu acho que o Brasil não vai ganhar da Alemanha.
- eu também acho que agora o Brasil não passa, filha.
- mãe, eu queria que o Brasil tivesse o goleiro Krul ou o Cilessen no jogo de hoje.
- e porque? O Júlio César é bom goleiro, também.
- é...mas eles são melhores.

 Parece que ela prenunciava a tragédia do jogo de logo mais. Nem dá para tentar entender o que aconteceu. Só sabemos que, por agora, o sonho do hexa foi adiado para o futuro, porém a Copa não acabou. Sábado tem jogo para definir os terceiro e quarto lugares, o que se pensarmos bem nem é tão ruim assim, afinal estar entre os 3 ou 4 melhores do mundo não é para qualquer um.
Torcemos, eu e a Taís, minha companheira dos jogos extra-seleção brasileira, para que a nossa seleção se recomponha e faça uma linda partida no sábado. Não vale o hexa, não vale o título, mas somos os anfitriões, a Copa continua até domingo e temos obrigação de levantarmos a cabeça e fazermos bonito.
 A Seleção Canarinho teve sua pior derrota, e dentro de casa, mas não deixou de ser a Seleção Brasileira por isso. Ganhar e perder fazem parte de todo jogo. Para mim o Brasil ia perder de qualquer jeito, ainda que o Thiago Silva e o Neymar estivessem em campo simplesmente porque a Alemanha vem jogando melhor desde o início e eu até já havia cantado a bola, aqui em casa, que a final seria Alemanha e Holanda. O resultado do jogo foi triste, foi vergonhoso, deixou até mesmo os adversários constrangidos, mas o brasileiro tem o poder de superação e tem o incrível dom de ser otimista. Que agora essa derrota sirva de alerta que ter talentos em campo é importante, mas ter estratégias de jogo também é. Que o golpe de ontem seja o início de uma nova era para a nossa querida Seleção. Que tenhamos em mente que o Brasil não é só futebol, que ganhar teria sido a glória, mas que perder não será o fim do mundo. A vida segue.
No geral a Copa conseguiu superar todas as expectativas. Conseguiu encantar os turistas, as delegações, todos elogiando muito o país, a acolhida e a educação do povo. Isso para nós já é uma vitória, afinal a expectativa geral era muito ruim para esse período de jogos no concernente a infra-estrutura e organização. Aos jogadores da nossa seleção, se eu pudesse deixar um recado, seria esse:

"Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!"
 

A vitória só foi adiada. E que venha a Rússia em 2018!
Até lá, vamos todos vivendo.

E que fique para a Seleção Brasileira como um todo, bem como para a nossa nação, as palavras que David Luiz falou para James Rodriguez quando da eliminação da Colômbia na cena que eu considero a mais bonita da Copa:

"Falei pra ele que muitas vezes no esporte o campeão não é aquele que levanta o troféu. E sim aquelas pessoas que têm caráter, que lutam até o final e demonstram isso durante toda a competição e ele mostrou isso."

5 comentários:

  1. Concordo com você Clau, não queria a Copa aqui por todos os motivos que já sabemos e medo, medo de passarmos vergonha lá fora, graças a Deus, deu tudo certo até hoje, fizemos bonito e os estrangeiros gostaram e não podem falar mal do país e dos brasileiros, quanto a seleção brasileira, ficou a desejar. Que venha 2018. Beijos minha idola. Valéria Barretto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Valéria: a Seleção deixou muito a desejar, mas sabe que eu estava pensando nas melhores Seleções desta Copa e estava pensando na semelhança entre o desenvolvimento das equipes e do desenvolvimento social destas nações.
      E hoje de manhã o programa Encontro abordou este assunto.
      Talvez seja algo a se refletir a partir de agora, né?

      Excluir
  2. Oi, Claudia, fala pra Tais que eu também achei que o Brasil não passaria, mas que perderia por 1 a 0 ou 2 a 1, no máximo. Mas, como minha falecida mãe dizia, tiramos lições de tudo que nos acontece nessa vida, não é mesmo?
    E realmente, o David Luiz mostrou que é uma pessoa sensacional, virei fã dele!

    Beijos para minhas novas amigas que adoram futebol como eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, acho que ela não tem muita noção do resultado, mas confesso que se eu tivesse opinado em algum bolão, teria ido nos 2 x 1 para a Alemanha. rss
      Nem nos piores pesadelos se poderia pensar num placar como o que resultou deste jogo.

      Grande caráter, mesmo, o do David Luiz. Também fiquei fã.

      Beijos nova amiga. ;)

      Excluir
    2. E isso é uma bonita lição, o caráter e as atitudes desse moço com tanta luz no coração, né? Que muitos outros possam se espelhar no exemplo do David Luiz.

      Beijos!

      Excluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)